terça-feira, junho 18, 2024
Esportes

Atletas de Campo Alegre do Fidalgo, são promessas de medalhas no GP Teresina de Ciclismo.

Eles moram a 500 km de Teresina e sem muitas competições esportivas na região, decidiram formar uma equipe de ciclismo, começaram a pedalar e a fazer o possível para disputarem competições oficiais pela Federação de Ciclismo do Piauí (FCP). Assim, em dezembro de 2022, começou oficialmente o projeto da Equipe CAFBIKERSCLUB, do município piauiense Campo Alegre do Fidalgo, ao sul da capital Teresina.

Com cinco atletas, sob o comando do treinador Djalma Ribeiro, a equipe vem acumulando vitórias, bons índices e são promessas de medalhas no 4º GP Teresina de Ciclismo, que acontece de 24 a 26 de maio, próximo final de semana, em Teresina. A CAFBIKERSCLUB tem na equipe a atleta Sofia Ribeiro, de 14 anos, inscrita nas provas de Contra Relógio (CRI) e Resistência do GP, na categoria juvenil, assim como João Gabriel, de 15 anos, inscrito na juvenil masculino. Os demais atletas que compõem a equipe são Lucielly, 18 anos, categoria júnior; Hilquias Ferreira e Adeli, ambos atletas sub-30.

O treinador Djalma, que é professor da rede estadual de ensino, conta com outros atletas que se juntaram à equipe para treinar nos finais de semana. “Nossa equipe tem feito um bom trabalho de incentivo à prática do ciclismo na nossa cidade. Muitos começaram a fazer essa atividade depois que criamos a equipe. A Federação de Ciclismo tem nos dado apoio nas competições, o Fernando (presidente) sempre dá apoio”, disse o treinador, que é pai da atleta Sofia.

A equipe tem disputado competições do calendário estadual de estrada e também XC/XCO/XCM. João Gabriel e Sofia buscam focar no Campeonato Piauiense de Estrada e acumulam troféus em outras modalidades também. Eles participaram da 1ª Etapa de XC Short Track Evo Bikes, na qual ficaram em 1º lugar. Sofia já participou de cinco competições oficiais nesta temporada e foi campeã em todas. João Gabriel participou de seis provas, sendo campeão em cinco delas. Os dois estão treinando para o GP Teresina de Ciclismo e por isso incrementam a parte física com o apoio do treinador físico André Pessoa, da 4Mov.

O foco maior dos dois atletas juvenis é a Copa Norte e Nordeste de Ciclismo de Estrada, evento da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), que acontecerá em agosto, em Teresina. Os melhores índices são de ambos e por conta dos bons rendimentos, a Federação de Ciclismo já os convocou para o evento, que deverá reunir mais de 300 ciclistas de 15 estados na capital piauiense.

Os outros ciclistas da equipe, Adeli e Hilquias estão mais fortes no Campeonato Piauiense de Maratona XCM; Hilquias tem se destacado muito no XCM, inclusive participou do campeonato brasileiro neste ano, em Sergipe. Lucielly tem participado de poucas provas, por dificuldade no deslocamento. Tudo para eles vem com dificuldade para comprar uniformes, equipamentos e conseguirem viajar. Hilquias é o único que mora no município de Anísio de Abreu. “Nossa equipe não tem fundo financeiro, participamos das competições com apoio de dois secretários da nossa cidade, o de Educação, Rafael Lustosa, e o Secretário de Saúde, Isnaldo Ribeiro. Tem uma empresa de bike de Piripiri (CYK Bikes), que nos ajuda enviando peças para manutenção. Alguns empresários da nossa cidade ajudam com o deslocamento para as competições”, disse Djalma, que é a fonte de inspiração e a força da equipe de Campo Alegre do Fidalgo.

O 4º GP Teresina de Ciclismo vale como a 3ª etapa do Campeonato Piauiense de Ciclismo de Estrada e como ranking nacional da CBC para as categorias másters masculino e feminino. Apoio: Governo do Estado do Piauí, Dep. Hélio Rodrigues, Prefeitura de Teresina/ Semel, Eturb, Volvo / Lagom, Unimed Teresina, Giro Radical, Mountain Construtora, Quitanda Freitas, The Auge Bike Shop e Evo Bikes. Produção: X Brasil. Clube oficial: Teresina Bikers Clube – TBC. Supervisão: Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e FCP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *